Home » » Bolo nataliano

Bolo nataliano

Potado por: Jornalismo - segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 | 16:30

Bolo natalianoIngredientes

350 g de chocolate amargo
250 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
250 g de açúcar
155 g de amêndoas moídas ou processadas
150 g de uva-passa branca
100 g de farinha de trigo peneirada
80 ml de vinho Marsala seco ou do Porto
3 colheres (sopa) de glicose de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
6 ovos grandes

Preparação

1. Preaqueça o forno a 180 °C (moderado). Unte e forre com papel-manteiga uma forma alta de 22 cm de diâmetro; reserve. Em uma panela pequena, misture as passas e o Marsala e deixe esquentar.
2. Retire do fogo e espere esfriar; enquanto isso, derreta 200 g do chocolate em uma panela, em banho-maria, e deixe amornar. Bata na batedeira 225 g da manteiga com 200 g de açúcar até obter uma mistura clara e fofa; junte gemas, baunilha, farinha, amêndoas, 2 colheres (sopa) de glicose de milho e o chocolate derretido; adicione as passas ao líquido.
3. Em uma tigela, bata as claras em neve até obter picos moles, junte o açúcar restante e continue batendo até a mistura ficar brilhante. Misture um pouco da clara ao creme de chocolate e, em seguida, acrescente o restante.
4. Misture delicadamente e espalhe sobre a forma preparada; alise a superfície com uma espátula e leve ao forno por 1 hora ou 1 hora e 20 minutos até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo e o bolo comece a ficar rachado.
5. Retire do forno e deixe esfriar na forma. Em uma panela, misture chocolate, manteiga e a glicose de milho restante.
6. Leve ao fogo baixo somente até a mistura derreter; desenforme o bolo, retire o papel-manteiga e espalhe por cima o chocolate; deixe esfriar; ele pode ser guardado em uma boleira de um dia para o outro; decore com amêndoas inteiras e rodelas de limão desidratadas.

Espalhe por aí :
 
Share English German French Arabic Chinese Simplified