Home » , » Itaperuna recebe doações para área da Saúde

Itaperuna recebe doações para área da Saúde

Potado por: Jornalismo - quinta-feira, 18 de dezembro de 2014 | 06:45

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, entregou, nesta terça-feira (16/12), mais de 2,9 mil equipamentos hospitalares a 30 cidades de todo o estado. O investimento de R$ 13.830.597,23 faz parte do compromisso de contribuir com a assistência à Saúde prestada pelos municípios e fortalecer a Atenção Básica dessas regiões. A cerimônia de entrega dos equipamentos foi realizada no Salão Nobre do Palácio Guanabara. Entre os municípios do interior estão São Itaperuna, São Fidélis e Itaocara.

“O que temos acompanhado na saúde estadual são avanços extraordinários. Apesar disso, continuamos tendo um grande desafio pela frente e quero, junto com os prefeitos, investir na Atenção Básica, ver onde podemos ajudar não somente na Saúde, mas em todas as áreas. Vou continuar pedindo ajuda ao Governo Federal, tentar parcerias”, afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

As doações, que incluem aparelhos de Raios-X, mesas cirúrgicas, leitos de enfermaria, eletrocardiógrafos, balanças, estetoscópios, monitores, entre outros equipamentos, vão ajudar os municípios a ampliar e modernizar unidades de saúde. Para a elaboração da lista de itens doados e de cidades beneficiadas, foram levadas em conta não só as solicitações feitas pelas prefeituras, mas também análise da capacidade instalada de cada município e o perfil das redes de Saúde.

“As doações de hoje reforçam a política de apoio ao interior que adotamos nos últimos anos. A Saúde é um investimento em pessoas, projetos, condições de trabalho. As UPAs, que viraram referência no país, e as Clínicas da Família que construímos estão aí para mostrar como melhorou o acesso da população à saúde”, explicou o secretário de Saúde, Marcos Musafir.

Durante a cerimônia de entrega dos equipamentos, o governador Luiz Fernando Pezão adiantou que serão criadas, a partir do ano que vem, novas formas de avaliar o repasse de recursos aos municípios.

“Quero colocar para funcionar os consórcios municipais de Saúde. Mas vamos criar critérios para o repasse de recursos e contemplar quem assumir responsabilidades nas políticas públicas”.

A iniciativa junto às prefeituras reforça outras já realizadas pelo Governo do Estado, como a doação de aparelhos utilizados para a estruturação de salas de estabilização, equipamentos de suporte à vida implementados em unidades de terapia intensiva, além de ambulâncias e vans para transporte de pacientes. Desde 2007, foram doadas 140 ambulâncias, 180 vans para transporte de pacientes e 40 veículos para o combate à dengue. Os serviços de imagem móveis, com exames de tomografias computadorizadas, ressonância magnética, mamografia e ultrassonografia da Secretaria de Saúde já ajudaram as prefeituras a economizar mais de R$ 42 milhões.

“Fico feliz não só pela cessão dos equipamentos, mas por tudo que vem acontecendo na Saúde do Rio de Janeiro: os investimentos, a construção de hospitais especializados, o olhar para o interior. O evento de hoje é um prenúncio de que os municípios continuarão sendo atendidos pelo Governo do Estado” disse o prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon.

Os municípios contemplados com a doação de equipamentos são Angra dos Reis, Aperibé, Areal, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jardim, Carmo, Conceição de Macabu, Guapimirim, Itaocara, Itaperuna, Japeri, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, Paty do Alferes, Petrópolis, Piraí, Porciúncula, Queimados, Resende, Rio das Flores, Rio das Ostras, São Fidélis, São Gonçalo, Sapucaia, Seropédica, Silva Jardim e Volta Redonda. O Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, também foi beneficiado.

Ascom
Espalhe por aí :
 
Share English German French Arabic Chinese Simplified