Home » » Programa de Controle do Tabagismo abre turmas de verão

Programa de Controle do Tabagismo abre turmas de verão

Potado por: Jornalismo - sexta-feira, 26 de dezembro de 2014 | 14:42

Quem deseja parar de fumar e afirma não ter tempo, não tem mais desculpas. A Secretaria Municipal de Saúde abriu turmas de verão, para atender o maior número de pessoas e beneficiar aquelas que, durante o ano, trabalham e estudam. O programa funciona na rua Voluntários da Pátria, n° 875, Centro, sede da Secretaria. Os interessados devem buscar informações pelo telefone (22) 2726-1313.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o programa atende pacientes encaminhados por médicos ou por demanda espontânea, realizando cadastramento de pacientes que pretendem parar de fumar. “Esse cadastramento é realizado diariamente, no programa, em eventos ou palestras em que o mesmo é inserido”, explicou.

O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, médico, psicóloga, assistente social, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. São formados grupos de 20 a 30 pessoas para o tratamento, com a participação dos pacientes semanalmente, e acompanhamento do tratamento pelo período de um ano, diferindo do que é preconizado pelo Ministério de Saúde - seis meses.

Segundo o coordenador do Programa, William Thomi, o setor promove ações de prevenção que estimulam a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país. Oferece tratamento em grupo com encontros semanais, acompanhado por médico e equipe de saúde, e garantindo medicamento, se necessário.

- Fazemos diversas campanhas, como no Dia Mundial sem Tabaco, Dia Nacional de Combate ao Fumo e Dia Nacional de Combate ao Câncer, com o objetivo de sensibilizar e informar as lideranças e a população em geral sobre o assunto. Também capacitamos profissionais de saúde para que possam apoiar de forma efetiva os fumantes da comunidade no processo de cessação de fumar – afirmou Thomi.


Fonte: Secom/Campos
Espalhe por aí :
 
Share English German French Arabic Chinese Simplified