Home » » Varre-Sai e Porciúncula disputam prêmio Maravilhas Gastronômicas do RJ na categoria café

Varre-Sai e Porciúncula disputam prêmio Maravilhas Gastronômicas do RJ na categoria café

Potado por: Jornalismo - sábado, 5 de setembro de 2015 | 09:27

Cinco municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense estão representadas por sete produtos na 3ª edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro. Os produtos aparecem concorrendo em cinco categorias: cafés, embutidos, laticínios, cachaças e doces e compotas. A votação do prêmio está aberta ao público, pela internet, e os internautas terão até o dia 31 de outubro para escolher os seus favoritos em cada categoria.
As cidades participantes são: Campos dos Goytacazes, na categoria doces e compotas; Porciúncula e Varre-Sai na categoria café; Itaocara, na categoria embutidos e Quissamã, na categoria cachaça.
Ao todo, são 135 produtos na disputa, representando mais de 50 municípios fluminenses, do interior à capital, e divididos em 12 categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas, Doces e Compotas, Embutidos, Laticínios, Mel, Pastas e Patês, Queijos e Da Terra.
Os vencedores serão eleitos pela soma da avaliação do consultor, que terá peso sete, com o resultado do voto popular, que terá peso três. Além de ampliar as categorias, outra novidade deste ano é que os consultores degustarão os produtos finalistas para votar, levando em consideração a harmonia entre o sabor, a apresentação do produto com o contexto social, histórico, econômico e cultural.
 A equipe de consultores também vai eleger os prêmios especiais – Personalidade e Instituição, que contribuem para o desenvolvimento e divulgação da gastronomia fluminense. O anúncio dos vencedores será feito durante a cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 3 de dezembro, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.
Nesta edição, a categoria com maior número de finalistas é a de Doces e Compotas, com 24 produtos, como goiabadas, bananadas, doce de jiló, geleias de diversos sabores e doces de leite. A seleção foi feita pela comissão organizadora, com indicação de um time de mais de 80 consultores e colaboradores da área, e inscrição pela internet, conforme os critérios gerais e específicos do prêmio.
O Maravilhas RJ é idealizado pelo jornalista Chico Junior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”, este último publicado pela Editora Senac Rio.
Natividade FM
Espalhe por aí :
 
Share English German French Arabic Chinese Simplified